VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

⁣As vacinas são o meio mais seguro e eficaz de proteção contra doenças infecciosas:  elas estimulam nossas defesas a produzir anticorpos específicos contra o agente infeccioso.

Ao entrar em contato com o agente infeccioso causador da doença, nossas defesas já sabem como reagir – e essa reação pode evitar a doença ou fazer com que ela ocorra de forma leve.

VACINAS EM USO NO BRASIL CONTRA COVID-19

As duas vacinas contra a COVID-19 em uso atualmente no nosso país, a CORONAVAC e a OXFORD/ASTRAZENECA foram devidamente avaliadas e desenvolvidas com rigor e método científico.

A CORONAVAC foi aprovada e regulada para um uso com intervalos de três a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. A vacina OXFORD/ASTRAZENECA  foi aprovada para uso com intervalos de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Nas duas vacinas, os intervalos são necessários para que nossa parede imunológica crie anticorpos definitivos.

POSSO TOMAR A 1ª DOSE DE UM TIPO E A 2ª DOSE DE OUTRO TIPO DE VACINA?

Não. As pessoas que receberam uma primeira dose de um modelo de vacina NÃO podem receber a segunda dose de outra marca de vacina – as vacinas possuem diferentes composições. Preste atenção no seu cartão de vacinação: nele vai constar qual vacina você  recebeu e o intervalo em que tem que receber a segunda dose, que deve ser do mesmo tipo de vacina aplicada na primeira dose.

E atenção:  quem já foi vacinado, mesmo que já tenha tomado  as duas doses, deve continua a se proteger. Enquanto a doença estiver presente de forma importante, todas as outras medidas deverão ser mantidas:

  • uso de máscara,
  • lavagem frequente das mãos
  • isolamento social.

Nosso corpo leva tempo para criar imunidade e ainda não se sabe se as pessoas vacinadas podem transmitir o vírus para quem ainda não foi vacinado.

Se já chegou a sua fase de tomar a vacina, não deixe de fazer isso. Se proteja e proteja a todos:  as vacinas são a forma mais eficaz de evitar a COVID-19.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *