DIA DA PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ

A data, comemorada em 10 de novembro, foi criada para alertar a população sobre a importância das ações de combate e prevenção a surdez.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de  800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo.

No Brasil, de  cada mil crianças nascidas,  três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Entre os 20 e 40 anos de idade, a surdez acomete 15% das pessoas. Já acima dos 70 anos, a prevalência pode chegar a 50%.

Para pesquisar a perda auditiva, existem dois exames indicados, de acordo com a faixa etária. Ambos são exames simples, rápidos,  indolores e sem riscos:

  • Para os recém-nascidos, o exame das otoemissões acústicas (teste da orelhinha) é obrigatório
  • Em crianças maiores e adultos, a audiometria é  o exame indicado

Na terceira idade, devido ao envelhecimento natural dos órgãos, a perda auditiva aparece com certa frequência, sendo mais perceptível após os 65 anos. Nos idosos, a perda auditiva é importante fator de desagregação social. Estudos publicados nos últimos anos comprovam também os danos ao funcionamento cerebral causados pela perda de audição.

Em qualquer faixa etária,  a reabilitação da audição  pode ser possível,  através do uso de aparelhos auditivos, de implantes cocleares e de outros tipos de implantes auditivos.

O grupo do Hospital do Coração/Otocentro atua na prevenção  da surdez há 20 anos, recebendo pacientes de todo país e é referência na implantação de implantes cocleares e outros tipos de implantes auditivos em todo o  norte e nordeste do país.

Do ano 2000 para cá, mais de mil implantes auditivos foram realizados por nossa equipe, beneficiando crianças e adultos que antes não conseguiam ouvir.

Dr. Rodolpho Penna Lima, coordenador do Programa de Implante Coclear do Otocentro-RN/Hospital do Coração de Natal

Clique aqui para ver o vídeo onde Dr. Rodolpho Penna Lima explica o que é um implante coclear:

https://www.instagram.com/tv/CHaZFomA2Ab/?utm_source=ig_web_copy_link

17 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

DIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Sabemos que quando o profissional da saúde trabalha com segurança, o paciente está seguro.

No Hospital do Coração de Natal, todos os cuidados necessários foram tomados para proteger nossos profissionais e pacientes, mesmo durante os períodos mais difíceis da pandemia.

 

Registramos aqui nosso reconhecimento e homenagem aos trabalhadores da saúde, que com sua dedicação não mediram e nem medem esforços para atender com segurança, profissionalismo e carinho os pacientes que confiam no Hospital do Coração para cuidar do seu bem mais precioso – a VIDA.

 

VOLTA AO TRABALHO PRESENCIAL

TRABALHO PRESENCIAL

Quem está voltando a trabalhar fora de casa deve ficar ainda mais atento aos cuidados de prevenção ao coronavírus.
O uso de máscara é fundamental, assim como a higienização freqüente das mãos – ambientes de trabalho seguros protegem a todos.

 

Entry with Post Format “Video”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem. Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.

Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Aliquam lorem ante, dapibus in, viverra quis, feugiat a, tellus.

 

Leia mais