TRABALHO EM CASA: DICAS PRA MANTER A SAÚDE E SEGURANÇA

 

 

Com a quarentena se alongando é preciso redobrar os cuidados na hora de realizar as tarefas do trabalho em casa:  a cadeira, mesa e o  computador que eram ótimos para um trabalho esporádico nem sempre são adequados quando a ideia é usá-los por horas, dia após dia.

As pessoas que transformaram sua casa no local de trabalho têm que prestar atenção em algumas dicas  importantes para manter a saúde e evitar os problemas posturais:

1. ESCOLHA UM LUGAR TRANQUILO

O ambiente escolhido para o trabalho  em casa deve ser tranquilo, reservado e livre de distrações, de preferência em uma temperatura em que você se sinta confortável.

A  mesa e cadeira precisam proporcionar uma postura próxima à habitual, para que o trabalhador não sinta desconforto. A organização do espaço escolhido  é importante, assim como a boa luminosidade. Se for usar notebook,  é interessante utilizar  teclado e mouse independentes.

2 – CUIDADOS COM A POSTURA

Quem senta da maneira errada  acaba forçando demais alguns músculos em detrimento de outros – a musculatura que precisa ser trabalhada  para manter a postura correta fica enfraquecida e as dores nas costas começam a surgir. A postura inadequada  pode causar ainda cansaço, queda de rendimento no trabalho, enxaquecas e até problemas mais sérios –podem surgir doenças ocupacionais como as lesões por esforço repetitivo (LER),  doença osteomuscular  relacionada ao trabalho (DORT), lombalgia (lesões na lombar), hipercifose (corcunda) e tendinite. A má postura também reflete no estado psicológico, aumentando o cansaço e o esgotamento.

Já a  postura correta organiza os músculos, as articulações e o esqueleto. Assim, o corpo como um todo – incluindo os órgãos – funciona adequadamente. Para isso, a coluna vertebral precisa estar alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (meio das costas) e lombar.

Como sentar

As costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.

Respeite a curvatura da lombar

Manter a espinha ereta não quer dizer que ela precisa ficar totalmente reta –  as curvas naturais da coluna devem ser respeitadas. Para facilitar, use uma almofada pequena ou enrole uma toalha de tamanho médio na altura da lombar e se encoste. As almofadas também podem ser usadas para trazer mais conforto  em cadeiras  muito duras – passar o dia inteiro sentado nelas pode prejudicar os músculos dos glúteos.

Afaste as pernas

O afastamento deve ser leve, seguindo a linha do quadril.  Assim você mantém o alinhamento natural do corpo e não força as articulações.

Mantenha os ombros para trás

Evite deixá-los caírem para frente –manter os ombros  para trás e relaxados ajuda a não forçar demais o pescoço.

Olhe para o centro do monitor

A tela do computador ou notebook  deve estar posicionada na linha dos olhos para evitar sensação de desconforto no pescoço. Fazendo isso você evita pressões excessivas sobre discos intervertebrais, ligamentos e músculos.

3. FAÇA PEQUENAS PAUSAS DURANTE AS ATIVIDADES

A rotina de pequenos intervalos entre a produção deve ser mantida. Organize suas pausas de acordo com a carga de trabalho e o volume de demandas. Quem fica sentado durante períodos longos, deve levantar e passar alguns minutos de pé.  Também é importante manter a rotina de alimentação e não esquecer de beber água.

4. FAÇA ALONGAMENTOS E LEVANTE-SE REGULARMENTE

O corpo não foi feito para ficar muito tempo na mesma posição, mesmo que você esteja com a postura correta. Crie o hábito de se levantar em intervalos de 30 minutos ou 1 hora, movimente-se e faça alongamentos.

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