DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e sua prevenção.

O que causa o câncer

O câncer não tem uma causa única:  pode ter causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (hormonais, condições imunológicas e mutações genéticas). Esses fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas – As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas – Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores (oncogênese), são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno – Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nessa fase da vida.

Dicas para prevenir o câncer

  • Não fume – O ato de fumar libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
  • Mantenha uma alimentação saudável  e o peso corporal adequado – Prefira alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, grãos, sementes, castanhas, feijões e outras leguminosas  e evite alimentos ultraprocessados.
  • Evite a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas – Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
  • Pratique atividade física regularmente – Ser fisicamente ativo ao longo da vida é fundamental para ajudar no controle do câncer.
  • Cuidado com o sol – Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Amamente seus filhos – O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável.  A amamentação protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
  • Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos – A vacinação contra o HPV, disponível no SUS,  e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.
  • Tome a vacina contra a Hepatite B – O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer exame preventivo ginecológico anualmente e, a partir dos 40 anos,  mamografia anualmente.
  • Homens a partir dos 50 anos (ou 45 anos, se houver casos de câncer de próstata na família) devem ir anualmente ao urologista para realizar exames preventivos contra este tipo de câncer.

Fonte:  INCA – Instituto Nacional do Câncer

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *