DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALZHEIMER

O dia 21 setembro foi escolhido como Dia Mundial do Alzheimer, com a intenção de enfatizar a necessidade de conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, do cuidado ofertado e também da necessiadade de apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. Hoje, estima-se que 45 milhões de pessoas sejam impactadas pela doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil.

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Seu sintoma primário é a perda de memória recente, mas com a progressão, vão aparecendo outros sintomas:

– Perda de memória remota (dos fatos mais antigos)

– Irritabilidade

– Falhas na linguagem

– Prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo

Nos casos mais graves, surge também a perda da capacidade das tarefas cotidianas, resultando em completa dependência. A doença pode vir acompanhada também de depressão, ansiedade e apatia.

A Doença de Alzheimer é considerada uma das causas mais frequentes de demência não reversível. Suas causas são desconhecidas e a doença não tem cura, mas sendo tratada precocemente, com medicações que podem estabilizar temporariamente ou atrasar a progressão dos sintomas, traz melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.

 

Fonte:  Ministério da Saúde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *