COVID-19: quem fuma tem maior risco de desenvolver sintomas graves

O tabagismo é reconhecido como doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco  e é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por bactérias, vírus e fungos. Os fumantes são acometidos com mais frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. O consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doenças cardiovasculares e vários outros tipos de enfermidades.

No caso da COVID-19, devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.  Além disso, ao fumar,  a pessoa tem que levar as mãos à boca e caso elas não estejam corretamente higienizadas,  o fumante pode contrair o vírus neste momento. Tabagistas têm ainda seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e se forem infectados pelo vírus podem ter sua saúde ainda mais ameaçada.

Narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar

No uso do narguilé, é comum o compartilhamento das piteiras, expondo os usuários a risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas, entre elas a COVID-19. A mesma coisa acontece no caso dos dispositivos eletrônicos para fumar, que são comumente usados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. O narguilé e esses dispositivos contêm tabaco, o que é prejudicial a saúde pulmonar, aumentando o risco do desenvolvimento dos sintomas graves da doença.

Por todas as razões acima expostas, deixar o cigarro pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da COVID-19. O que você está esperando para parar de fumar?

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) criou um folheto com orietações para ajudar a largar o cigarro. Clique aqui para ler:   Você está querendo parar de fumar?

Fonte: Instituto Nacional de Câncer   https://www.inca.gov.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *