Dia Nacional de Combate ao Câncer

O dia 27 de novembro foi escolhido como  Dia Nacional de Combate ao Câncer para ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento dos vários tipos de câncer.

Algumas dicas são fundamentais para prevenir o câncer:

 

  • NÃO FUME – É a dica mais importante. O cigarro libera mais de 4 mil e 700 substâncias tóxicas que são inaladas pelos fumantes e não-fumantes.
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados e evite alimentos gordurosos, salgados e enlatados.  A dieta saudável deve conter, diariamente, pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras. Evite frituras ( prefira alimentos cozidos ou assados), salgadinhos, carnes com gordura aparente, pele de frango, embutidos (lingüiça, salsicha, salame) e gordura hidrogenada.
  • ATIVIDADE FÍSICA – Faça pelo menos 30 minutos diários de atividade física leve ou moderada.
  • OBESIDADE – Estar acima do peso considerado ideal para sua altura aumenta as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
  • EXAMES PREVENTIVOS – Mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar anualmente exames preventivos ginecológicos, e, acima dos 40 anos,mamografias, além de fazer o autoexame das mamas todos os meses. Os homens a partir dos 50 anos devem ir anualmente ao urologista. Se tiverem casos de câncer de próstata na família, a ida anual ao urologista dever programada ser iniciada aos 45 anos.
  • ÁLCOOL – Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas
  • EXPOSIÇÃO AO SOL – Evitar a exposição ao sol das 10 às 16h, e, caso seja feita, usar sempre proteção adequada (barraca, chapéus). O protetor solar deve ser usado diariamente nas partes expostas ao sol, e não apenas na praia ou piscina.
  • HIGIENE ORAL – Faça diariamente escovação dos dentes e da língua e consulte o dentista regularmente.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *