Carnaval: como curtir a festa com saúde

Para aproveitar ao máximo o carnaval é importante ter alguns cuidados que  vão ajudar  a curtir  estes dias de festa com muita saúde, sem excessos ou arrependimentos:

Cuidado com o sol

–  Vai para a praia ou piscina? Use sempre filtro solar e não fique o tempo todo no sol. Se o bloco for de dia e ao ar livre, o uso de filtro solar também é imprescindível

–  Evite  nadar após algumas cervejas e drinques – água e bebida nunca combinam

Previna-se

– Tenha sempre em mãos as camisinhas . Prevenir é melhor do que remediar, e a alegria do carnaval deve durar para sempre.

 O que vestir

– Use roupas leves e arejadas – isto vai ajudar a controlar melhor a temperatura do corpo, evitando a transpiração excessiva e a desidratação

-Nos pés, dê preferência aos tênis:  amortecem os impactos e protegem os pés de possíveis traumas.

Descanse

– O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo durante os dias de festa:  em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde,  faça uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.

Outras dicas importantes:

– Nunca dirija alcoolizado – sua vida vale ouro.

– Beba com moderação . Evite brigas e em caso de complicações, procure ajuda; se necessário,  procure ajuda médica. Verifique antecipadamente na cidade onde está quais são os serviços médicos que se encontram de plantão no Carnaval.

Carnaval e alimentação

– Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento. É melhor  fazer uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), pois esse nutriente fornece energia de sobra para gastar durante a festa.

– Fique atento a ingestão de bebida alcoólica e não vá pra folia de barriga vazia:  beber com o estômago vazio pode causar quadros de hipoglicemia. Para evitar qualquer mal-estar, vale a pena intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.

– Durante a festa, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas e sanduíches naturais.

– Não abuse das substâncias energéticas: algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.

– Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, consuma muita água,  sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.

Siga nossas dicas e aproveite com muita saúde e disposição os dias de festa!

 

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