Semana Santa: cuidado com a alimentação

Com a chegada da Semana Santa, aumenta o consumo de peixes, frutos do mar e  chocolates.  Para não ter problemas de saúde decorrentes dessas mudanças de hábitos alimentares, alguns cuidados são importantes.  Veja dicas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa):

ovos páscoaChocolates :  consumir com moderação

Grande parte dos ovos de Páscoa e outros tipos de chocolate expostos à venda contêm muito açúcar e gorduras, substâncias que,  em excesso,  podem prejudicar a saúde. Lembre-se também:

  • Ovos, bombons e tabletes de chocolate devem estar armazenados em locais frescos e arejados, sem incidência da luz solar e longe da umidade
  • A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassada
  • Verifique sempre a data de validade do produto

Pescados e frutos do mar

peixe 2

Após a compra, esses alimentos devem ser armazenados  na geladeira  ou freezer o mais rápido possível e consumidos até a data de validade, já que se deterioram com facilidade. Veja também no que prestar atenção na hora da compra, para evitar problemas de saúde:

Peixe fresco

  • Escamas: firmes e resistentes, translúcidas e brilhantes, com a pele úmida, tensa e bem aderida.
    Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes.
    Conservação: deve ser mantido sob refrigeração.

Peixe congelado

  • Conservação: verifique se está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. O peixe não pode estar amolecido ou com acúmulo de líquidos (sinal de que passou por um processo de descongelamento).

Crustáceos

Devem ter aspecto geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, patas firmes e resistentes; pernas inteiras e firmes; carapaça bem aderente ao corpo.

Mariscos

Devem ser expostos à venda vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas; apresentar cheiro agradável e pronunciado; ter a carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, de cor acinzentada-clara nas ostras e amarelada nos mexilhões.

Polvos e lulas

Devem ter a pele lisa e úmida; olhos vivos e salientes; carne consistente e elástica; cheiro próprio (levemente adocicado); e ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie.

E não esqueça:  após a compra, os alimentos refrigerados e congelados devem ser armazenados na geladeira ou freezer o mais rápido possível e consumidos até a data de validade do produto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *