Febre amarela: o que você precisa saber

  • 0

Febre amarela: o que você precisa saber

Tags :

Category : Notícias , Sem categoria

Desde o final do ano passado, houve um aumento nos casos de  febre amarela no Brasil:  de acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia  30 de janeiro deste ano  foram 107  casos confirmados  nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, com 46 mortes registradas – a Bahia também tem casos suspeitos da doença. O novo surto no país  ocorre 10 anos depois do  último, que  tinha acontecido  em 2007.

A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes nas cidades, mas desde 1942 não há um caso fora das zonas silvestres e de mata do Brasil. Nessas regiões, a transmissão ocorre por meio dos mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes. A questão que preocupa agora é se o vírus vai alcançar centros urbanos ou se permanecerá restrito ao campo.

No Rio Grande do Norte não foram registrados casos da doença este ano, mas sempre é bom ficar atento aos sintomas:

 

  1. Qual é o ciclo da febre amarela?
    O período de incubação varia entre 3 e 6 dias, em média, e o vírus fica no corpo humano por no máximo 7 dias.
  2. Como prevenir?
    A vacina é a principal forma de prevenção e controle.

Quem deve se vacinar?

A vacinação para quem mora no RN só é recomendada para quem vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro das áreas de risco, no Brasil ou no exterior –e a imunização deve ser feita dez dias antes da viagem. Quem não se encaixa nesses casos não precisa buscar a vacina neste momento.

Pela possibilidade de causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

Fontes:

http://portal.fiocruz.br/pt-br

http://portalsaude.saude.gov.br

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas na página do Ministério da Saúde:

http://www.saude.gov.br/febre-amarela

 

 


Leave a Reply