Dia de Nacional de Combate à Hipertensão

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Dia de Nacional de Combate à Hipertensão

Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Cerca de 50% dos hipertensos não sabem que têm a doença, que atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

  • Meça sua pressão arterial regularmente
  • Tenha uma alimentação saudável:  escolha alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total, como carnes magras, aves e peixes
  • Prefera os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral.
  • Reduza a adição de gorduras. Utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho, canola).
  • Evite a adição de sal aos alimentos e também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados.
  • Diminua ou evite  o consumo de doces e bebidas com açúcar.
  • Pratique atividade física pelo menos 5 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas ao invés de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance.
  • Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que o homem não deve ultrapassar 102 cm e, na mulher, 88 cm.
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares

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